Case limpeza técnica
A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta que empresas das indústrias alimentícias, farmacêuticas e outras, tenham rigor nas revisões de limpeza realizadas nos ambientes, de modo que os processos sejam recorrentes a fim de evitar problemas futuros.
A limpeza técnica é um processo rigoroso de higienização que utiliza equipamentos e ferramentas apropriadas para cada ambiente.
Qual era o problema vivido pelo cliente?
O Grupo Side, empresa especializada em terceirização de serviços nas áreas de limpeza e conservação, auxiliou uma grande indústria alimentícia que estava vivendo a tensão de uma auditoria externa que ocorreria em breve.
Na ocasião, a equipe interna de limpeza estava com dificuldades para executar os processos de forma correta e padronizada.
Assim, o Grupo Side precisou agir rápido, de forma estratégica e eficaz, trazendo a solução para qualquer fator que pudesse ser considerado um risco e travasse o andamento da empresa.
Se preferir, baixe o material que produzimos para mostrar as etapas de todo esse processo!
Qual foi a solução oferecida pelo Grupo Side?
Em primeiro lugar, foi necessária uma análise para conhecer os principais fatores avaliados pela fiscalização e identificar os problemas para solucioná-los.
Na sequência, o Time do Grupo Side entrou em ação. Foram necessárias 26 pessoas, como técnico de segurança, supervisor e integrantes da equipe de limpeza. Todos foram coordenados por um cronograma fixo e uma gestão operacional.
Foram implementados todos os POPs (Procedimentos Operacionais Padrão), seguindo com o descritivo das atividades e dando início às mudanças.
Para o cliente estar a par de todas as atividades realizadas, contamos com o auxílio das nossas tecnologias, disponibilizando um checklist digital para verificação de todo o cronograma de atividades que nosso Time realizou diariamente e semanalmente.
Além desse acompanhamento digital, houve visitas operacionais recorrentes, para acompanhar e monitorar se todo o trabalho estava sendo realizado a partir das diretrizes estabelecidas e dentro do prazo previsto.
Quais foram os resultados obtidos?
O serviço realizado por meio de um sistema colaborativo foi excelente, ambas as equipes trabalharam juntas e o resultado foi o único possível: o sucesso do projeto.
Dentro de um prazo de pouco mais de 1 mês, todo o ambiente estava pronto para receber as próximas auditorias externas.
Depois da tensão para resolver o problema principal, construímos um novo cronograma de atividades em cima do mapeamento do histórico realizado anteriormente.
A partir disso, inauguramos uma nova forma de fazer e instruir a fim de realizar e perpetuar novas condutas de higienização, minimizando os riscos de possíveis “não-conformidades”.
Esse trabalho proporcionou, não só a satisfação do cliente, mas também a nossa por colaborar neste processo.
Esse case demonstra a importância de contratar uma empresa que seja especializada em limpeza técnica, para que não ocorram problemas que poderiam ser evitados a partir de uma orientação correta.
Quer ver essa transformação aí na sua empresa também?