Facility management: qual a importância para as empresas

O facility management, também chamado de gestão de facilities, é caracterizado por unir diversos setores dentro de uma empresa para garantir sua funcionalidade.
É uma iniciativa muito importante para todas as empresas porque o mau gerenciamento de uma determinada área pode prejudicar o todo.
A gestão eficaz das instalações vai além de simplesmente manter um espaço limpo e organizado.
Trata-se de otimizar todos os aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, desde a infraestrutura física até os serviços de suporte, garantindo um ambiente seguro, funcional e produtivo.
Dessa forma, uma organização deve ter atenção às imprecisões setoriais e tentar corrigi-las. É o que faz o facilities management.
Veja neste texto qual é o diferencial que o facility management oferece para os negócios, além de entender como essa prática pode influenciar positivamente a performance organizacional. Acompanhe o post a seguir!
O que é facilities management?
O significado de facilities management é gestão de facilidades. Sua função principal é promover a união dos setores de uma empresa e gerenciar todos os serviços essenciais para seu bom funcionamento.
Essa gestão refere-se, por exemplo, às atividades prestadas por uma empresa de facilities terceirizada com foco na prestação de serviços relacionados à limpeza, manutenção e conservação.
Portanto, as principais atribuições da gestão de facilities estão associadas com a manutenção do ambiente de trabalho, preservação da infraestrutura, inspeção de equipamentos e coordenação de colaboradores e espaços.
Segundo a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), o grande diferencial do facility management é gerar uma redução em 20% de economia com infraestrutura para a organização contratante.
Ainda de acordo com a Associação, em 2016, o setor de facilities movimentou 100 bilhões de reais, se tornando uma tendência global. Depois da pandemia, esses números subiram ainda mais.
Facility manager: como surgiu esse conceito?
O facility management teve sua origem nos Estados Unidos na década de 1960. Seu principal objetivo é integrar diversos setores de uma empresa para garantir a funcionalidade e sustentabilidade da organização.
Em geral, tal concepção abrange principalmente os seguintes aspectos de uma empresa: segurança, limpeza, higiene, conforto, manutenção e infraestrutura, com o intuito de proporcionar um local mais produtivo para todos que utilizam o espaço.
Embora esses processos não estejam diretamente ligados ao objetivo lucrativo da empresa – como a produção e oferta de serviços – eles são fundamentais para melhorar a produtividade e os resultados do negócio.
Informações relevantes sobre o setor de facilities
De acordo com um estudo da CBRE, estima-se que em 2025, o mercado global de terceirização de serviços atingirá a marca de 1 trilhão de dólares. Isso ocorre porque as atividades terceirizadas se tornarão cada vez mais complexas, elevando o valor do negócio.
As empresas devem perceber, de forma crescente, a necessidade de direcionar suas equipes internas para atividades essenciais, enquanto os prestadores de serviços terceirizados cuidarão das demandas mais amplas.
No entanto, isso requer um certo nível de maturidade por parte dos gestores, que precisam compreender que os terceirizados terão um envolvimento mais profundo com a empresa.
As organizações mais avançadas já estão investindo na gestão de facilities e no desenvolvimento de projetos com profissionais terceirizados, sem perder o controle sobre o negócio.
Inclusive, o resultado dessa prática é a coerência e simplificação dos processos, transparência nas decisões e um gerenciamento de riscos mais eficaz.
Qual é a importância do facility management?
A principal importância do facility management é garantir que toda a infraestrutura de uma empresa esteja sendo bem conservada, ou seja, que suas necessidades permaneçam atendidas, evitando prejuízos com deterioração de equipamentos, acidentes, falta de insumos, entre outras situações.
Sendo assim, confira o grande diferencial do facilities management em um negócio:

Portanto, o facility management desempenha um papel importante dentro de uma organização, pois contribui para um ambiente de trabalho mais organizado e agradável, o que favorece o bem-estar dos colaboradores e contribui com a gestão da experiência humana.
Entenda a relevância da atuação do manager facilities para otimizar o ambiente de trabalho
O principal desafio enfrentado pelo responsável pela gestão é coordenar os processos de forma eficiente, visando a utilização eficaz dos recursos da empresa e, por consequência, o aumento da produtividade.
Com esse propósito, a atuação do profissional será orientada pela integração das necessidades de diferentes áreas de facilities, com o intuito de aprimorar a organização para garantir excelência em todas as etapas da produção das empresas.
Para alcançar essa melhoria e excelência, é fundamental estabelecer padrões para os serviços, monitorar indicadores e assegurar que cada atividade seja executada conforme os padrões de qualidade esperados.
Quais são os diferenciais do facility management para as empresas?
O diferencial do facility management é atuar em inúmeras áreas de uma empresa, desde a manutenção técnica, passando pela limpeza geral até a limpeza pós-obra.
Seu foco é coordenar e garantir a funcionalidade do negócio como um todo, otimizando a rotina dos colaboradores no dia a dia, ou seja, é dar a possibilidade da empresa contratante de ter uma única preocupação: seu foco de atuação, deixando a terceirização dos demais serviços para uma empresa de facilities em SP.
Pensando nos diferenciais relacionados ao facilities management, listamos abaixo alguns tópicos que contribuem para o sucesso da empresa por meio de uma boa gestão de facilidades. Confira:
- Planejamento: dispor de uma empresa terceirizada que conta com planejamento gera menos probabilidade de erros nos setores da organização, o que permite que todos os serviços sejam feitos com sucesso;
- Limpeza e higienização: colaboradores especializados de uma empresa de facilities, operando dentro das normas e protocolos, com equipamentos e produtos específicos, tornam os processos de limpeza e higienização mais produtivos e qualificados;
- Redução de custos: contratar uma empresa terceirizada significa poupar tempo e recursos com serviços que antes eram de obrigação da organização em questão;
- Manutenção e conservação: outro diferencial é que o facility management evita desgastes, complicações e custos extras. Afinal, o planejamento assertivo de manutenção e conservação, é uma forma de prevenir e corrigir equipamentos e infraestruturas de modo geral;
- Integração das equipes: é fato que todos os processos de uma empresa funcionam melhor quando os colaboradores estão integrados e conectados. Com isso, um ambiente que coopera, entre todos os setores, desenvolve uma boa recepção para novos profissionais;
- Tecnologia: por fim e não menos importante, o último diferencial do facility management é a tecnologia. Com ela, as necessidades de uma organização são identificadas de imediato, aumentando as chances de correção dos problemas.
Que tipo de empresa pode praticar o facility management?
Qualquer empresa, independentemente de seu porte ou setor de atuação, pode se beneficiar com a prática de facility management. Esse serviço é recomendado para quem deseja otimizar recursos e melhorar a qualidade das áreas de trabalho.
Pequenas empresas, em especial, podem obter grandes vantagens ao terceirizar tais serviços. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, elas não possuem uma equipe dedicada para cuidar dessas tarefas e, consequentemente, acabam negligenciando-as.
Deste modo, a terceirização é uma maneira de garantir que todos esses serviços sejam realizados sem interferir nas operações diárias da empresa.
Para grandes organizações, é importante destacar que, quanto maior a operação, maior a necessidade de contar com um um parceiro confiável especializado em facility management, como o Grupo Side.
Como implementar o facility management nas empresas?
A implementação do facility management envolve a gestão integrada de todos os serviços e infraestruturas de um espaço corporativo, visando otimizar a eficiência e a qualidade do ambiente de trabalho.
A seguir, vamos listar algumas etapas que podem ajudar nesse processo:
- Entenda sobre as legislações específicas que regem cada um dos serviços oferecidos pela organização;
- Defina e busque cumprir metas relacionadas a indicadores de qualidade;
- Conte com uma empresa de limpeza terceirizada especializada em facilities;
- Acompanhe as prestações de serviços realizadas pela organização terceirizada contratada;
- Utilize recursos tecnológicos para acompanhar a execução das atividades.
Ao seguir essas etapas e adotar uma abordagem integrada e estratégica, a empresa poderá implementar com sucesso o facility management, contribuindo para a melhoria dos espaços e o aumento da produtividade.
Serviços de facility management oferecidos pelo Grupo Side
Agora que você já sabe quais são os diferenciais do facility management para as organizações. Que tal conhecer uma empresa de limpeza e conservação de condomínios que oferece projetos personalizados na prestação de serviços terceirizados?
Há mais de 30 anos, o Grupo Side investe pesado na qualificação do time de colaboradores para oferecer serviços de qualidade, com alta produtividade e excelência aos clientes.
Além disso, o Grupo Side é a melhor solução para você que busca por tendências na gestão de facilities. Contamos com profissionais treinados e todos os equipamentos necessários de acordo com cada área de atuação das empresas.
Dito isso, se você procura por um serviço eficiente e de qualidade, conte com o Grupo Side.
Converse com um de nossos consultores: