Recepção empresarial: práticas indispensáveis no dia a dia
A recepção empresarial, caracterizada por ser o atendimento oferecido aos frequentadores e visitantes, é fundamental para a atração e retenção de clientes. Essa prestação de serviço, normalmente, é o primeiro contato direto entre o cliente e a empresa, sendo assim, é de suma importância garantir que a experiência seja positiva.
Em outras palavras, a recepção empresarial, além de ser um cartão de visitas para quem chega ao negócio, é uma atividade que colabora com a organização e o acompanhamento da rotina da empresa.
Pensando nisso, vamos abordar neste texto as práticas indispensáveis a serem adotadas na recepção da sua empresa no dia a dia. Continue a leitura!
Quais são as principais práticas que não podem faltar em uma recepção empresarial?
É na recepção que o cliente ou visitante percebe o quão comprometida a empresa é com os processos e com a eficiência. Portanto, esse setor é muito importante.
Existem inúmeras práticas a serem adotadas em uma recepção empresarial pela empresa de facilities terceirizada. A seguir vamos destacar as principais.
Entenda o significado de recepcionar bem
O significado de um bom atendimento depende da opinião, visão e experiência do cliente em relação a empresa. Em muitas situações, uma má comunicação pode fechar portas para oportunidades excelentes de negócio.
Assim, é essencial que a recepção empresarial esteja consciente e preparada para o tipo de público que busca os serviços oferecidos por essa organização, bem como saber solucionar o que o cliente procura.
Mas vale dizer que nem sempre o primeiro contato resultará em um potencial cliente. Por isso, os colaboradores da recepção devem sempre mostrar um trabalho eficaz, afinal é por meio deste bom atendimento que a empresa pode causar uma boa impressão e criar possibilidades para novas visitas.
Escute os clientes e pratique a empatia
É preciso escutar o outro lado, oferecer uma boa atenção, ser paciente e praticar a empatia. Muitas das vezes, só o fato de ouvir, procurar soluções e tratar bem o cliente já é suficiente para deixá-lo calmo e satisfeito.
Com isso, o feedback que a sua empresa recebe de um usuário deve ser levado em consideração sempre, além disso busque analisar e entender atentamente cada opinião expressada.
É perceptível a importância de desenvolver a empatia em toda a equipe de colaboradores, essa habilidade proporciona uma diferença significativa na recepção e no atendimento.
Preste atenção no feedback dos clientes
Como citado no tópico anterior, o cliente é uma ótima fonte de informação sobre o trabalho realizado pela sua equipe de recepção empresarial. Logo, é fundamental incentivar os consumidores a darem suas opiniões, essa iniciativa é uma ótima forma de ter uma maior visão da parte gerencial do negócio.
Dessa forma, os comentários, quando usados corretamente, auxiliam na compreensão das necessidades e das expectativas dos clientes.
Conheça muito bem a empresa
A exatidão das informações é o que faz a recepção empresarial ser realmente eficiente. Com isso, é necessário que os colaboradores conheçam muito bem todos os processos e entenda as atividades oferecidas para saber instruir quem chega com dúvidas referente ao negócio.
Ter boa postura profissional
É esperado que todo colaborador tenha uma postura profissional na função que atua, mas é fundamental frisar que o recepcionista empresarial é a ponta de uma série de outros processos e, por conta disso, deve realizar o melhor atendimento possível.
Por que contratar os serviços de recepção empresarial do Grupo Side?
A recepção empresarial é o cartão de visitas das organizações. Justamente por isso, é muito importante que a atividade prestada reflita os valores da companhia. Contudo, mesmo com essa necessidade, é possível contratar o serviço de recepção de empresas de forma terceirizada.
Nós do Grupo Side contamos com uma equipe qualificada de profissionais à disposição para a terceirização para recepção. A fim de garantir uma entrega de qualidade e que atenda às exigências dos nossos clientes, nossas profissionais recepcionistas são capacitadas para atenderem de forma solícita, educada e cordial.
Elas são responsáveis por atender ligações, anotar recados, recepcionar e orientar visitantes, controlar o recebimento de correspondências e encomendas, organizar horários de agendas e salas de reuniões, entre outras atividades que a empresa precisar. Para outras demandas, temos opções de telefonista ou secretária para atender melhor sua necessidade.
Serviços terceirizados de recepção empresarial do Grupo Side
Com o Grupo Side, o serviço de recepção empresarial é garantia de qualidade. Além de seguirmos procedimentos eficientes para a capacitação e evolução da equipe, também realizamos a gestão desses serviços de forma muito próxima, tanto dos clientes quanto dos profissionais terceirizados.
Para garantirmos que o serviço esteja de acordo com as necessidades da empresa, contamos com:
- Recepcionistas multilinguísticas para facilitar e ampliar o atendimento aos visitantes de outros países;
- Treinamentos periódicos que abordam temas pertinentes ao segmento, tais como apresentação pessoal, técnicas de atendimento e postura comportamental;
- Acompanhamento de rotinas para melhoria dos fluxos de serviços, conforme a necessidade de cada empresa contratante.
Contamos, também, com equipe extra para casos de ausências temporárias de profissionais. Caso necessário, disponibilizamos outro colaborador que esteja apto para suprir o profissional ausente durante o tempo que for preciso.
Além disso, ao contratar o Grupo Side para o serviço de recepção empresarial, todas as responsabilidades trabalhistas relacionadas aos profissionais que realizam a prestação do serviço ficam por nossa conta. Fornecemos uniformes para a realização do serviço contratado.
Também oferecemos a terceirização de serviços fixos de assistência administrativa, copa, portaria, serviço de mensageria e zeladoria, entre outros. Entre em contato com a gente e saiba mais: