Certificado de limpeza e qualidade x protocolos de higienização
Ter um certificado de limpeza e qualidade é um grande diferencial que as empresas podem obter para se destacar no mercado. Ao mesmo tempo, adotar protocolos de limpeza e higienização podem ajudar as instituições a adquirirem essas certificações que comprovam a manutenção de um padrão.
Dito isso, leia o nosso artigo e entenda mais sobre essas certificações e protocolos usados para comprovar a qualidade de uma empresa. Confira!
Certificado de limpeza e qualidade: o que é?
O certificado de limpeza e qualidade é um documento emitido por órgãos certificadores de alta credibilidade, que atesta a excelência da limpeza e qualidade dos produtos ou serviços produzidos por uma empresa.
Existem diversos tipos de certificados e, se uma organização conquista a certificação, quer dizer que realiza o seu trabalho seguindo as normas, regras e padrões estabelecidos.
As certificações de limpeza e qualidade ajudam a gerar competitividade, melhoria e desenvolvimento no mercado, pois as empresas não querem ficar para trás de seus concorrentes.
Quando um negócio adota protocolos de limpeza e higienização, também está seguindo um padrão de qualidade que pode ajudá-la a alcançar a certificação.
Benefícios do certificado de limpeza e qualidade
Para as empresas que obedecem os padrões de qualidade e limpeza comprovados, nacionalmente e internacionalmente, conquistam uma série de benefícios para os negócios. Alguns deles são:
- Menor desperdício de tempo e de matérias-primas;
- Novas oportunidades de inovação;
- Maior assertividade na produção, com controle de qualidade dos processos, tarefas e procedimentos;
- Maior competitividade com as empresas do mesmo setor;
- Redução de perdas e custos;
- Comprometimento das equipes;
- Mais controle e organização, que resultam em eficiência operacional;
- Garantia dos produtos e serviços dentro das normas;
- Mais segurança na gestão e na tomada de decisões.
Qual a importância da certificação de limpeza e qualidade para as empresas?
De acordo com a ABNT, as vantagens de possuir um certificado de limpeza e qualidade são:
- Comprometimento com a qualidade;
- Melhoria contínua do desenvolvimento do negócio;
- Eficiência e eficácia comprovadas do produto, serviço ou sistema;
- Introdução de novos produtos e marcas no mercado;
- Reduz perdas na produção e melhora a gestão;
- Diminuição de controles e avaliações por parte dos clientes;
- Faz frente à concorrência desleal;
- Melhoria da imagem da organização, de seus produtos e atividades perante aos clientes;
- Produto, serviço ou sistema comprovadamente dentro das normas;
- Tornar a organização competitiva, com produtos em conformidade com as normas técnicas.
Protocolos de limpeza e higienização
Os serviços de limpeza e conservação, além da higienização são pontos muito importantes nas indústrias do ramo alimentício e farmacêutico, porque um alimento ou medicamento contaminado pode gerar consequências graves para o consumidor final.
Para prevenção de problemas relacionados a uma possível contaminação, os protocolos de limpeza e higienização são criados, de acordo com cada segmento.
Indústria alimentícia
Quando falamos de comida, sabemos que a ingestão de alimentos contaminados pode levar a pessoa a ter problemas graves de saúde. Por isso, existem várias fases dos protocolos que podem ser seguidas para tentar diminuir qualquer possível contaminação.
Etapa 1
Na primeira etapa, são removidos restos de alimentos, gorduras e qualquer sujeira que seja visível a olho nu.
Etapa 2
Após a remoção das sujeiras visíveis, é feita uma lavagem com água quente. Assim, é possível começar a remover restos de alimentos grudados e outros resíduos.
Etapa 3
Nessa etapa, são utilizados produtos certificados adequados para uma remoção mais pesada.
Etapa 4
Depois de utilizar os agentes químicos, é preciso removê-los com água. Essa ação começa a eliminar possíveis bactérias que estejam no local ou equipamento.
Etapa 5
Após a lavagem anterior, uma nova limpeza é feita para garantir a remoção dos químicos utilizados e para não haver interferência no sabor ou contaminar os alimentos que serão preparados.
Ao final, um procedimento de validação de limpeza deve ser feito para garantir que os micro-organismos foram removidos e o equipamento, material ou local está liberado para a produção de mais alimentos.
Indústria farmacêutica
Assim como os alimentos, a fabricação de remédios também precisa ser segura e livre de micro-organismos que podem gerar problemas à saúde. No caso das medicações, é possível acontecer a contaminação cruzada entre substâncias utilizadas na fabricação de remédios diferentes.
Na indústria farmacêutica existem diversos protocolos de limpeza, mas três deles são os mais utilizados:
Processo 1 – Limpeza manual
Esse processo é feito com os equipamentos utilizados na produção dos medicamentos. Deve ser realizado por um profissional treinado, com os devidos EPIs, utilizando ferramentas e agentes químicos.
Processo 2 – Limpeza semiautomática
Nesse processo, o trabalhador realiza a limpeza manual e é também utilizado algum equipamento automatizado.
Processo 3 – Limpeza automática
O processo de limpeza também pode ser feito de forma totalmente automática, utilizando um sistema ou equipamento programado para isso.
Geralmente, a limpeza dos equipamentos é realizada com água corrente, água destilada, detergentes neutros e substâncias próprias. Assim como na indústria de alimentos, a validação de limpeza deve ser realizada ao final, para garantir que tudo foi esterilizado corretamente.
Leia mais:
Certificado de qualidade: higiene na indústria farmacêutica
A higiene é imprescindível em qualquer segmento, mas quando se fala em indústria farmacêutica, se torna ainda mais necessário e importante. Isso porque a higiene, ou a falta dela, afeta diretamente na qualidade do produto final e do consumidor.
A indústria farmacêutica produz remédios que são usados para tratar doenças, dores e enfermidades dos seres humanos e de animais. Portanto, a atenção e o cuidado com a limpeza devem ser prioridades.
Cada remédio possui a sua fórmula e atua de um jeito diferente organismo para curar a dor ou qualquer que seja o problema da pessoa que o toma. Geralmente, as máquinas usadas no preparo de cada remédio são as mesmas, mas passam por um processo de esterilização.
Caso a limpeza não seja feita de forma adequada, resíduos de medicamentos distintos podem se misturar e comprometer um lote inteiro. Esse processo é chamado de contaminação cruzada.
No Brasil, as certificações de qualidade mais utilizadas são as certificações ISO (International Organization for Standardization). As principais normas ISO para a indústria farmacêutica são:
ISO 16001
Busca estabelecer normas para um sistema de gestão baseado em responsabilidade social da empresa. Ajuda a empresa farmacêutica a estar de acordo com padrões internacionais.
ISO 15378
Diz respeito às embalagens primárias para uso medicinal. Oferece um sistema de gerenciamento da qualidade (QMS) para quem fornece materiais que serão utilizados como embalagens de medicamentos.
Há também duas resoluções RDC publicadas pela Anvisa que abrangem as boas práticas de fabricação de medicamentos.
RDC 17/2010
Estabelece os requisitos mínimos a serem seguidos na fabricação de medicamentos para padronizar a verificação do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (BPF) de uso humano durante as inspeções sanitárias.
RDC 301/2019
Tem como objetivo adotar as diretrizes gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos do Esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica, PIC/S, como requisitos mínimos a serem seguidos na fabricação de medicamentos.
Certificado de qualidade: higiene na indústria de alimentos
Na indústria de alimentos, os produtos armazenados ou preparados de forma errônea, que tenham tido contato com algum produto diferente ou transportados em caminhões sujos, podem ser prejudiciais para a saúde do consumidor.
Para a indústria de alimentos, existem algumas certificações:
Certificação de orgânicos
Para garantir que um alimento seja realmente orgânico e cultivado com métodos naturais, a certificação busca fiscalizar e diminuir o uso de agrotóxicos e energias não renováveis utilizadas.
Certificação de unidades armazenadoras
Essa norma não é opcional, mas sim obrigatória para quem presta serviços de armazenagem de produtos agropecuários (carne bovina, cana-de-açúcar, café, laranja, etc.). É analisado tudo que engloba o armazenamento dos produtos, documentação e treinamento dos funcionários.
Boas práticas de fabricação
O órgão responsável pela BPF é a Anvisa, que inspeciona o cumprimento de algumas exigências para a fabricação de alimentos de acordo com cada segmento. É aplicada para garantir que os alimentos estejam seguros para consumo.
ISO 22000
As certificações ISO também estão presentes na indústria de alimentos. A ISO 22000 cria requisitos para garantir a produção segura de alimentos.
Como as empresas conseguem obter certificados de qualidade?
Para conseguir uma certificação de qualidade nas empresas, é preciso passar por alguns processos:
Entenda as normas
Não há como implementar as normas sem entendê-las. Estude as normas, o que está definido em cada uma para obter um certificado.
É possível fazer isso acessando o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), procurar pela norma escolhida e baixar o arquivo onde está tudo exemplificado como deve ser seguido para conseguir a certificação.
Implemente as normas
Depois de entender as normas e o que é necessário, é o momento de colocar a mão na massa e implementá-las na empresa.
Esse é o passo mais demorado e que exige mais esforço. O processo de certificação de qualidade não é fácil, tudo precisa estar conforme exemplificado nas normas para que a empresa conquiste o seu certificado de qualidade.
Com isso, muitas empresas procuram consultorias que são especializadas em certificações para poder ajudá-las.
Contrate um órgão certificador
Quando tudo estiver pronto, é o momento de procurar uma das empresas certificadoras de qualidade.
Esse órgão certificador irá atestar que a empresa segue as normas e irá certificá-la. O processo pode envolver auditorias, coletas de amostras e ensaios. Com isso, a empresa receberá o seu certificado de qualidade.
Leia também:
Consiga o certificado de limpeza e qualidade com ajuda do Grupo Side
O Grupo Side está há 30 anos no mercado de trabalho e é referência quando se fala em qualidade de terceirização de serviços prestados e manutenção preventiva.
Temos know-how no serviço de limpeza com foco no segmento fabril, disponibilizando profissionais capacitados de acordo com as exigências de cada cliente, equipamentos da mais alta qualidade e produtos voltados para o segmento de quem contratou.
Conheça alguns dos serviços de limpeza realizados pelo Grupo Side:
Limpeza Geral
Os profissionais selecionados executam funções de limpeza em geral, tais como coleta e direcionamento dos lixos aos locais adequados, higienização da superfície de móveis, rodapés, banheiros, pisos, portas, divisórias, paredes, entre outras estruturas existentes, deixando o local limpo.
Desinfecção de ambientes
Esse processo realiza a destruição de micro-organismos por meio da limpeza. O serviço executado pelo Grupo Side utiliza produtos adequados e conta com equipe altamente treinada com todos os equipamentos de proteção necessários.
Limpeza por segmentos
O Grupo Side realiza limpezas por segmentos, podendo ser em escritórios, centros de distribuição, condomínios e indústria, como a farmacêutica e de alimentos. Para cada segmento, são utilizados materiais e equipamentos adequados, e a limpeza é personalizada, de acordo com o nível de exigência necessário.
Conte com o Grupo Side para conseguir o seu certificado de limpeza e qualidade!