25 de agosto de 2020

Como funciona a desinfecção de áreas?

A preocupação com a limpeza, salubridade e higiene dos locais de trabalho sempre foi uma preocupação para a maioria das empresas. Afinal, um ambiente de trabalho limpo e com condições de higiene básica é fundamental para o rendimento e a permanência de todo e qualquer colaborador.

Contudo, com o advento da pandemia da COVID-19, essa preocupação tornou-se uma questão de segurança dos funcionários e não somente de higiene, pois a transmissividade do Coronavírus está diretamente ligada ao contato com superfícies e ambientes infectados.

Qual a relação da COVID-19 e a limpeza de ambientes?

De acordo com dados fornecidos pela OPAS (Organização Pan Americana de Saúde) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde), as evidências atuais apontam que o vírus causador da COVID-19 pode se espalhar por meio do contato direto, indireto (através de superfícies ou objetos contaminados) ou próximo (na faixa de um metro) com pessoas infectadas.

Essa transmissão é causada através de secreções, tais como saliva, secreções respiratórias ou gotículas respiratórias, que são expelidas quando uma pessoa tosse, espirra ou fala. Por isso, pessoas em contato próximo (a menos de 1 metro) com alguém pessoa infectado podem contrair a COVID-19 se essas gotículas infecciosas entrarem m contato com a sua boca, nariz ou olhos.

Para evitar o contato com essas gotículas, é recomendado manter pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas, lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e nariz ao espirrar ou tossir. Quando o distanciamento físico recomendado não é possível, o uso de máscara é recomendável.

Contudo, é possível contrair COVID-19 em ambientes fechados, como restaurantes, boates, locais de culto ou ambientes de trabalho onde as pessoas podem estar gritando, conversando ou cantando, que é a chamada transmissão por aerossóis – especialmente em locais fechados, onde há espaços lotados e inadequadamente ventilados, onde as pessoas passam longos períodos.

Devido a isso, a higienização e desinfecção desses ambientes é uma das recomendações para a prevenção da transmissão de COVID-19, principalmente em locais de grande circulação e permanência de pessoas, sejam elas identificadas como portadoras do vírus ou não. Até mesmo porque existem diversos casos de pessoas que não apresentam sintomas da COVID-19, mas que podem transmitir o vírus.

Saiba como uma indústria alimentícia conseguiu se adequar aos padrões e processos de limpeza para auditoria externa.

Como evitar a transmissão de COVID-19 no ambiente de trabalho?

Sabe-se que o risco de exposição ocupacional à COVID-19 depende da probabilidade de contato próximo e/ou frequente com pessoas que possam estar infectadas e pelo contato com superfícies e objetos contaminados.

Por isso, as medidas para impedir a transmissão da COVID-19 que se aplicam a todos os locais de trabalho e a todas as pessoas no local de trabalho incluem lavagem das mãos com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool, higiene respiratória (como cobrir a tosse), distanciamento físico de pelo menos 1 metro ou mais (de acordo com as recomendações nacionais), uso de máscaras onde o distanciamento físico não é possível, limpeza e desinfecção regular do ambiente e limitação de viagens desnecessárias.

A aplicação de políticas e mensagens claras, treinamento e educação para funcionários e gerentes, de modo a aumentar a conscientização sobre a COVID-19 são essenciais, bem como o manejo de pessoas com COVID-19 ou seus contatos também é essencial.

Além disso, outro ponto que muitas empresas têm considerado é a contratação do serviço de desinfecção de áreas com empresas de terceirização. Aqui no Grupo Side, realizamos este serviço, com profissionais altamente capacitados e dentro de todas as orientações de prevenção.

Entre em contato, solicite umas proposta e mantenha os ambientes de trabalho da sua empresa desinfectados, garantindo a segurança e saúde de seus colaboradores.