1 de agosto de 2024

Expedição de mercadorias: saiba como otimizar o processo

Colaborador de uma empresa de facilities realizando uma expedição de mercadorias em um galpão.

Você já parou para pensar na importância da expedição de mercadorias no sucesso do seu negócio?

Pois bem, essa etapa não é apenas sobre enviar produtos de um lugar para outro, mas também sobre garantir que todas as atividades envolvidas nesse processo sejam realizadas de forma rápida, precisa e econômica. 

Quando se trata de manter a cadeia de suprimentos em movimento e assegurar a satisfação do cliente, a eficiência da expedição de mercadorias desempenha um papel imprescindível. 

Logo, neste texto do Grupo Side, vamos apresentar estratégias para otimizar tal metodologia, desde a organização do estoque até o carregamento final. Acompanhe a leitura! 

O que é expedição de mercadorias?

O serviço de expedição de mercadorias realizado pelo Grupo Side é o processo que envolve a gestão para a saída dos produtos do estoque.

Ela engloba desde a separação e a conferência dos produtos até o carregamento e a emissão dos documentos fiscais e dos documentos necessários para a etapa da logística.

Durante essa etapa, há uma série de atividades, incluindo a verificação das mercadorias, a emissão de notas fiscais e outros documentos necessários, bem como a adequada preparação das embalagens.

Todas as etapas são gerenciadas por uma empresa de terceirização logística, sucedendo o recebimento, a estocagem e a separação dos produtos. Antes de serem enviados para uma transportadora terceirizada, é feita uma verificação final para deixar que tudo esteja conforme o esperado.

Uma expedição mal sucedida resulta em atrasos na entrega, o que pode deixar o destinatário insatisfeito e prejudicar a reputação da empresa.

Como funciona o processo de expedição de mercadorias?

O procedimento de expedição de mercadoria acontece após as fases de recebimento e separação. Além disso, é subdividido em cinco etapas essenciais: planejamento, organização, documentação, embalagem e carregamento.

Cada um desses passos é de suma importância e requer atenção especial para minimizar possíveis falhas e gargalos logísticos nesse estágio. Com isso, vamos explorar mais a fundo como funcionam tais períodos.

Planejamento

O planejamento é o ponto de partida principal. Nesse estágio inicial, é primordial coordenar o recebimento e, especialmente, a separação das mercadorias, focando nos produtos a serem expedidos no dia seguinte.

A organização das expedições está entre as tarefas mais complexas e repetitivas. No final das contas, todo o planejamento se resume em:

O que é realizado na organização das expedições?

Separar os recebimentos a serem enviados no dia seguinte;

Confirmar as expedições já realizadas ou que serão realizadas;

Organizar os pedidos a serem separados e expedidos;

Distribuir tarefas entre as frotas;

Estabelecer e coordenar horários para a coleta de produtos;

Agendar os horários de chegada e partida na doca de carga;

Gerenciar o espaço no centro de distribuição antes e após as expedições.

Todas essas atividades são realizadas diariamente e, felizmente, podem ser otimizadas ou mesmo automatizadas, dependendo da estrutura do seu negócio.

Organização 

Após o planejamento, a próxima etapa é a preparação dos produtos, também conhecida como picking. O segredo dessa fase está na organização dos itens a serem enviados em seu armazém.

Isso significa reunir todos os itens prontos para expedição em um só lugar. Essa consolidação deve ser orientada por horários de entregas e outras informações que agilizam o processo de coleta.

É importante ressaltar que a falta de uma organização consolidada resulta em erros. Sendo assim, evite desorganizar esta etapa ao máximo e mantenha-se alinhado com os dados coletados no processo de planejamento da expedição.

Documentação

A terceira fase inicia no processo de revisão de documentos. Durante esta verificação, busca-se por erros nos processos de recebimento e separação, além de verificar as informações necessárias durante a expedição.

Embalagem

Esse ciclo envolve a pesagem e volumetria da carga, além do processo de empacotamento, seja em paletes ou caixas.

Carregamento

Antes da conclusão da expedição de mercadorias, ocorre o processo de carregamento, a última etapa antes da chegada do produto ao destinatário final.

Após todas as etapas anteriores, uma outra empresa, transportadora responsável pela entrega, faz a coleta e segue para o endereço final.

Recomenda-se o uso de equipamentos especializados para a expedição de cargas, como empilhadeiras e transpaleteiras. Por fim, toda a documentação é entregue ao motorista terceirizado responsável pela expedição logística, e o processo retorna à primeira etapa.

Qual a importância do processo de controle de recebimento e expedição de mercadorias?

O controle de recebimento de mercadorias tem um papel fundamental no procedimento de expedição. É necessário para prevenir equívocos e assegurar o contentamento dos clientes após a chegada dos produtos.

Na prática, a ausência de tal etapa aumenta os perigos de enviar itens para destinos errados, resultando em consequências adversas tanto para o remetente quanto para a empresa terceirizada encarregada pelo serviço.

Além disso, um procedimento de expedição bem organizado melhora a rapidez e a pontualidade das entregas. O cumprimento de prazos e as expectativas dos clientes devem ser priorizados, pois contribuem para a fidelização e a expansão dos negócios.

Isso também auxilia na diminuição de despesas relacionadas ao armazenamento e devoluções. Deste modo, otimiza recursos, evita retrabalhos e proporciona eficiência operacional.

Vantagens de uma empresa terceirizada: - Serviço personalizado; - Possibilidade de escolher o modo da prestação de serviço; - Variedade de serviços; - Economia de dinheiro; - Economia de tempo; - Qualidade garantida; - Produtos e equipamentos de qualidade.

Afinal, existem benefícios ao terceirizar o processo de checagem e expedição de mercadorias?

Sim, terceirizar o processo de checagem, recebimento e expedição de mercadorias pode trazer várias vantagens para as organizações, tais como:

  • Redução de custos operacionais: terceirizar essas atividades pode ser mais econômico do que manter uma equipe interna dedicada, especialmente, considerando os custos de treinamento, salários e benefícios;
  • Foco no core business: ao optar pela terceirização de expedição de mercadorias ou serviço de mensageria, os negócios podem se concentrar em suas atividades principais e estratégicas, deixando as operações de expedição para colaboradores externos;
  • Acesso a expertise especializada: empresas de logística/expedição terceirizadas, como o Grupo Side, têm conhecimento e experiência em processos de expedição e podem oferecer soluções mais eficientes e inovadoras;
  • Flexibilidade e escalabilidade: terceirizar permite que as organizações ajustem facilmente sua capacidade de expedição de acordo com as flutuações sazonais ou com o crescimento do negócio, sem ter que lidar com contratações ou demissões;
  • Melhoria da eficiência: empresas terceirizadas, geralmente, possuem tecnologias e sistemas avançados para rastreamento de mercadorias e gestão de estoque, o que pode resultar em processos mais eficientes e rápidos;
  • Redução de riscos: ao terceirizar, os negócios transferem parte do risco operacional para a empresa de terceirização, que assume a responsabilidade pela execução eficaz das atividades de expedição.

No entanto, é importante escolher cuidadosamente o parceiro de terceirização e estabelecer contratos claros e transparentes para garantir que as expectativas sejam atendidas e que a qualidade do serviço seja mantida.

Expedição de mercadorias realizada de forma terceirizada com o Grupo Side

Seja para grandes atacadistas, centros de distribuição, lojas de varejo, comércios de médio a grande porte, entre outros diversos segmentos, as atividades de terceirização da expedição são partes fundamentais para uma prestação de serviços adequada. 

Nós do Grupo Side contamos com uma equipe qualificada de profissionais à disposição para a terceirização de mão de obra para expedição. 

A fim de garantir uma entrega de qualidade e que atenda às exigências dos nossos clientes, que são de diversos segmentos de atuação, os profissionais são capacitados para executarem funções administrativas e operacionais do setor de expedição.

Em nosso quadro, contamos com colaboradores treinados para atuarem com expedição, estocagem e conferência de produtos, desempenhando funções de:

  • Conferentes;
  • Estoquistas;
  • Operadores de empilhadeiras;
  • Ajudantes;
  • Auxiliares;
  • Assistentes;
  • Analistas, entre outros.

Por isso, se você busca por uma empresa respeitada no mercado e que faça todo o fluxograma de expedição de mercadorias, conte com a gente! 

Leia mais sobre:

Facility serviços terceirizados

Expedição de mercadorias é com o Grupo Side

Com o Grupo Side, a qualidade do serviço terceirizado de expedição de mercadorias é garantida. 

Além de seguirmos os procedimentos mais eficientes do mercado, investimos sempre em capacitação e atualização da equipe, além de mantermos uma gestão próxima, tanto dos clientes quanto dos profissionais terceirizados. 

Atendemos a todos os nossos clientes com excelência, para isso:

  • Realizamos treinamentos periódicos que abordam temas como apresentação pessoal, técnicas de logística, postura comportamental e segurança no trabalho;
  • Oferecemos todo apoio e gestão operacional aos nossos colaboradores, com um acompanhamento de rotinas para melhorias, conforme a necessidade de cada empresa;
  • Temos uma equipe extra para casos de ausências temporárias de profissionais. Quando necessário, disponibilizamos outro colaborador que esteja apto para substituir o profissional ausente durante o tempo que for preciso.

Além disso, ao contratar o Grupo Side para a terceirização do serviço de expedição de mercadorias, as responsabilidades trabalhistas relacionadas aos profissionais que realizam a prestação do serviço ficam por nossa conta.

Converse com um de nossos consultores agora mesmo: