Gestão de facilities: quais as métricas mais importantes para ficar de olho

A gestão de facilities está entre as etapas mais importantes de qualquer empresa ao promover o bom funcionamento do seu ambiente e da sua estrutura física.
Uma gestão adequada pode levar à redução de custos operacionais, aumento da vida útil dos equipamentos, redução do impacto ambiental, melhoria da segurança e da qualidade do ambiente de trabalho.
Para quantificar o desempenho da gestão de facilities, existe uma variedade de métricas, que vão auxiliar a demonstração de pontos de atenção de melhoria dentro de uma organização, que envolve colaboradores, insumos, materiais e equipamentos. Neste contexto, as métricas funcionam como um raio-X: identificam os problemas.
Veja nesse texto o que é gestão de facilities e quais são as métricas mais importantes para ficar de olho. Boa leitura!
O que é gestão de facilities?
A gestão de facilities envolve a coordenação e gerenciamento de vários serviços e atividades relacionadas ao funcionamento de um edifício ou espaço físico. Além disso, é um serviço caracterizado por auxiliar as empresas a terem mais foco nas suas rotinas críticas.
Pode incluir serviços de limpeza, recepção, copa, manutenção, gerenciamento de energia, gerenciamento de resíduos, entre outros.
A importância da gestão de facilities está diretamente relacionada ao fato de que um edifício ou espaço físico bem gerenciado pode ter um impacto significativo na eficiência operacional, produtividade dos funcionários e satisfação dos usuários.
Com a nova lei de terceirização, desde 2017, é permitido que todos os negócios de forma legal contratem empresas terceirizadas para executar todas as tarefas desta organização, inclusive, as atividades fins do cliente contratante.
Ela se destaca por fornecer um ótimo custo-benefício para o contratante e direcionar os serviços secundários para colaboradores especializados da empresa de facilities.
A gestão do ambiente de trabalho garante que tudo funcione com a qualidade necessária para a saúde e conforto dos colaboradores, parceiros e até clientes. Outro aspecto importante na hora de definir as métricas de performance, é entender quais são significativas de acordo com o setor de atuação.
Esse tipo de gestão pode reduzir custos, melhorar o retorno sobre o investimento e ajudar na criação de um ambiente de trabalho mais eficiente e inovador.
Conheça as principais métricas para gestão de facilities
Existem diferentes métricas para o sistema de gestão de facilities recomendadas pelos especialistas da área. A seguir, veja as principais:
Indicadores de Ho
O especialista e professor da Universidade de Hong Kong, Daniel C.W Ho, nos anos 2000, apresentou um estudo sobre mais de 700 empresas nas regiões da Ásia e da Oceania, que concluiu que as métricas mais importantes para a gestão de facilities são:
- Custos com manutenção;
- Custos com reformas;
- Custos com limpeza por metro quadrado;
- Custos de limpeza em geral;
- Custos anuais de gestão de facilidades;
- Custos de start up;
- Valores dos ativos e dos rendimentos.
Benchmarking
O benchmarking é uma ferramenta / software para gestão de facilities recomendada por vários especialistas. Sua função é permitir obter informações fundamentais sobre os colaboradores, como em qual local eles estão trabalhando, para quais espaços vão em seguida realizar suas atividades, entre outros.
Além do mais, com essa métrica é possível comparar os resultados com as práticas mais usadas do mercado. Para resumir, o benchmarking permite avaliar o andamento da empresa e suas perspectivas futuras.
Indicadores de Quinello e Nicoletti
Em 2006, os pesquisadores Robson Quinello e José Roberto Nicoletti, depois de estudarem sobre a gestão de facilities, sugeriram os seguintes indicadores como sendo as mais importantes para o funcionamento de uma empresa:
- O formato do espaço de trabalho;
- As dimensões do ambiente de trabalho;
- A qualidade da iluminação;
- A qualidade do ar-condicionado;
- Os níveis de ruído;
- O ambiente corporativo, de modo geral.
Desenvolvimento de indicadores próprios
Por fim, e não menos importante, cada empresa terceirizada pode desenvolver suas próprias métricas para a gestão de facility. Com isso, os colaboradores são capazes de se inspirar na lista já citada acima pelos estudiosos do assunto ou partir de suas próprias experiências.
O essencial é que os indicadores aplicados correspondam à realidade da empresa. Algumas sugestões são:

Conforme os serviços são executados, é possível observar quais indicadores são os mais convenientes para aquelas atividades. Entre os serviços mais demandados na gestão facilities estão:
- Manutenção predial;
- Limpeza e conservação;
- Recepção e atendimento;
- Recrutamento e seleção;
Conclusão
O uso de métricas de facilities management gestão e operações de serviços auxilia a empresa a manter um fluxo contínuo de melhorias nas rotinas de trabalho. Portanto, toda atividade executada será avaliada com o apoio de métricas de performance, que podem ser avaliadas para direcionar o fluxo de trabalho do colaborador.
Dessa forma, a empresa pode garantir que o ambiente de trabalho esteja pronto para que toda a equipe possa entregar os resultados esperados.
Grupo Side
Há mais de 30 anos, o Grupo Side oferece projetos personalizados na prestação de serviços terceirizados, inclusive na gestão de facilities. Investimos pesado na qualificação de nosso time para oferecer serviços de qualidade, com alta produtividade e excelência aos nossos clientes.
O Grupo Side é a melhor solução para você que busca por uma empresa de limpeza e conservação SP. Contamos com profissionais treinados e todos os equipamentos necessários de acordo com cada área de atuação das empresas.
Dito isso, se você procura por um serviço eficiente e de qualidade, conte com o Grupo Side.
Converse com um de nossos consultores: