11 de julho de 2023

Higiene na indústria de alimentos: conheça as boas práticas

Higiene na indústria de alimentos: conheça as boas práticas

No texto, é possível entender o que é a higiene na indústria de alimentos, suas etapas de higienização e qual é a sua importância. 

Além disso, é descrito sobre qual é a importância da legislação de alimentos e as regras básicas usadas no processo de higienização.

A higiene na indústria de alimentos é caracterizada por preservar a pureza, a palatabilidade e a qualidade microbiológica dos alimentos, ou seja, a limpeza industrial auxilia na aquisição de um produto que, além das qualidades nutricionais e sensoriais, tenha uma boa condição sanitária e higiênica, não oferecendo riscos à saúde do consumidor final.

Pensando em esclarecer as maiores dúvidas em relação à higiene dos alimentos, preparamos um conteúdo com todas as boas práticas deste processo tão importante para as indústrias. Boa leitura! 

O que é a higiene na indústria de alimentos?

A prática de higiene na indústria de alimentos tem como objetivo obter produtos alimentícios satisfatórios, principalmente, no caso dos alimentos perecíveis. 

A aplicação das boas práticas de limpeza e sanitização permite alcançar produtos de boa qualidade, do ponto de vista de saúde pública, além de atender às exigências dos padrões microbiológicos, o que permite ter alimentos com uma vida mais longa. 

Para entender como é feita a higiene na indústria de alimentos, é preciso entender sobre os conceitos de limpeza e sanitização. Aliás, a legislação define essas concepções por meio da RDC N° 275, de 21 de outubro de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Essa prática trata-se de um Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e da Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em Estabelecimentos Produtores e Industrializadores de Alimentos. 

Dessa forma, a RDC N° 275, estabelece:

  • Higienização: processo que se divide em duas etapas, limpeza e sanitização;
  • Limpeza: atividade para remover os resíduos orgânicos e minerais indesejáveis, que são visivelmente aderidos às superfícies, reduzindo de forma significativa a carga microbiana contaminante;
  • Sanitização ou desinfecção: procedimento de redução do número de microrganismos contaminantes invisíveis restantes do processo de limpeza, claro, a um nível que não prejudique a segurança dos alimentos.

Vale ressaltar que a sanitização depende da etapa da limpeza, por conta dos resíduos de matéria restantes que ajudam a fixação e proteção de micro-organismos contra a ação sanificante, podendo ainda servir de substrato para o seu desenvolvimento. 

Portanto, a higiene na indústria de alimentos compreende obrigatoriamente dois processos: limpeza + desinfecção ou sanitização. 

Quais são as etapas do processo de higienização na indústria de alimentos?

De acordo com os conceitos descritos acima, veja como se dão as etapas do processo de higienização em uma indústria de alimentos: 

Etapas da higienização:

- Primeiro enxágue;
- Limpeza;
- Segundo enxágue;
- Desinfecção;
- Terceiro enxágue;
- Secagem.

Qual é a importância da higiene na indústria de alimentos?

A higiene industrial de alimentos garante a eliminação de sujidades, bactérias, micro-organismos, entre outros compostos que colocam a saúde dos consumidores em risco. 

Afinal, durante as inúmeras etapas que são realizadas no setor alimentício, acontece um acúmulo de materiais nas superfícies, equipamentos e demais ambientes. 

Sendo assim, a higienização evita a contaminação e aumenta a vida de prateleira dos produtos oferecidos à população, evitando problemas relacionados à saúde pública e também prejuízos financeiros. Essa é a sua importância. 

Existem regras básicas usadas no processo de higienização em uma indústria?

Sim, antes de iniciar qualquer processo de higienização, é de suma importância ter atenção com algumas regras. As principais são:

  • Analise o tipo de superfície a ser limpa; 
  • Observe o tipo de sujidade a ser removida;
  • Opte pelo produto adequado à superfície e à sujidade; 
  • Determine a dosagem do produto;
  • Entenda a necessidade de outras variáveis para auxiliar no processo de higienização, como temperatura e tempo; 
  • Defina a frequência da higienização. 

Leia mais:

Limpeza a seco na indústria de alimentos

Importância da legislação de alimentos

Com o avanço de normas que regulamentam o setor da indústria alimentícia, especialmente na Anvisa, é possível ter um maior controle de qualidade em toda a cadeia de produção. 

Por isso, todo profissional de uma empresa de limpeza industrial deve estar atualizado e estudar sobre a legislação exercida na higiene na indústria de alimentos, oferecendo alimentos seguros, com baixo risco de contaminação, boas práticas de fabricação e com controle de qualidade para os consumidores. 

Consequentemente, o conhecimento da legislação é um pré-requisito na implantação da higienização e boas práticas na indústria de alimentos. É a partir desse entendimento que pode-se realizar um trabalho mais seguro, planejado e econômico. 

Saiba como uma indústria alimentícia conseguiu se adequar aos padrões e processos de limpeza para auditoria externa.

Higiene na indústria de alimentos é com o Grupo Side

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância da higiene na indústria de alimentos. Que tal conhecer uma empresa de limpeza e conservação que oferece projetos personalizados na prestação de serviços terceirizados?

Há mais de 30 anos, o Grupo Side investe pesado na qualificação do time de colaboradores para oferecer serviços de qualidade, com alta produtividade e excelência aos clientes. 

Além disso, o Grupo Side é a melhor solução para você que busca por serviços de higienização. Contamos com profissionais treinados e todos os equipamentos necessários de acordo com cada área de atuação das empresas. 

Dito isso, se você procura por um serviço eficiente e de qualidade, conte com o Grupo Side.

Converse com um de nossos consultores: