Higienização de ar-condicionado para empresas no pós-Covid: confira 4 dicas
A higienização de ar-condicionado é crucial para manter o funcionamento adequado do equipamento e prevenir a proliferação de ácaros, poeira e outros elementos.
Confira no texto 4 dicas para realizar esse processo adequadamente.
O que é higienização de ar-condicionado?
Muitas pessoas não sabem, mas existe diferença entre limpeza e higienização do ar-condicionado.
A limpeza é um processo mais simples, feito superficialmente, com o auxílio de um pano e produtos de limpeza.
Já a higienização é mais complexa, pois nesta etapa ocorre a eliminação de micro-organismos, como ácaros, fungos e bactérias.
Essa higienização pode ser feita com o uso de um produto para higienização de ar-condicionado ou até mesmo uma máquina de higienização de ar-condicionado.
De qualquer forma, ambas as etapas são cruciais, e o recomendado é que sejam feitas por profissionais qualificados utilizando ferramentas e produtos adequados, como uma empresa terceirizada de limpeza e manutenção ou uma empresa de facilities.
Ar-condicionado: manutenção e a Covid-19
A manutenção em ar-condicionado que visa, principalmente, a higienização do aparelho, é fundamental para promoção da saúde e geração de um ar mais saudável, puro e de qualidade.
E, em tempos de Covid-19, é preciso ter cuidado redobrado com a higienização do ar-condicionado.
Sabe-se que o vírus é resistente em superfícies, portanto, aumentar a frequência da limpeza é fundamental para manter a segurança de todos no local.
A Lei Federal nº 13.589 já torna obrigatória a execução de um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar-condicionado em edifícios de uso público e coletivo.
O PMOC determina que a limpeza interna de dutos e higienização do sistema seja feita, no mínimo, uma vez por semestre. Porém, semanalmente, uma limpeza básica também deve ser realizada.
Além disso, a Agência Nacional de Saúde (Anvisa) também determinou temperaturas ideais para o uso de ar-condicionado: 20°C a 23°C no inverno e de 23°C a 26°C no verão, evitando, assim, a queda de imunidade dos indivíduos presentes no local.
Limpar ar-condicionado também previne falhas no equipamento
Além dos diversos benefícios à saúde, a limpeza e higienização de ar-condicionado também é uma forma de manutenção preventiva:
- Reduz o consumo de energia do equipamento;
- Aumenta a vida útil do ar-condicionado;
- Reduz falhas ou paradas inesperadas;
- Reduz ruídos, dentre outros pontos importantes.
Como limpar o ar-condicionado: confira 4 dicas
Se você busca entender como fazer higienização de ar condicionado, confira algumas dicas que separamos sobre o assunto:
1- Utilize produtos adequados
O uso de produtos inadequados pode acabar prejudicando o funcionamento do seu aparelho.
No mercado, existem diversos produtos voltados para esse fim, como spray higienizador de ar-condicionado e higienizadores de ar-condicionado.
Segundo a Anvisa, um produto para limpar ar-condicionado não pode conter traços de formaldeído – uma vez que podem causar irritação nos tecidos nasais e sensação de queimação nos olhos, ter ação biológica ou conter qualquer tipo de cera.
2- Conte com mão de obra qualificada
Para evitar qualquer problema com o seu aparelho, contar com profissionais qualificados, traz mais segurança e qualidade ao serviço.
3- Siga um cronograma para limpeza periódica
A higienização do aparelho deve ser realizada periodicamente. Limpezas mais superficiais, por exemplo, devem ser feitas semanalmente. Já a higienização mais profunda, a cada semestre.
Dessa forma, você garante uma boa qualidade do ar e evita problemas com o aparelho.
4- Conte com o Grupo Side nesse processo
O Grupo Side está presente há mais de 28 anos no mercado e possui serviços fixos e pontuais para atender as necessidades da sua empresa com excelência, inovação e qualidade.
Além de serviços de limpeza e manutenção, também contamos com serviços de recepção, assistência administrativa e secretariado, portaria, jardinagem, logística e expedição e muitos outros.