Limpeza a seco indústria de alimentos: saiba tudo sobre esse serviço

A limpeza a seco na indústria de alimentos consiste na combinação de práticas de higienização e desinfecção das superfícies, com a função de instaurar níveis aceitáveis de higiene no ambiente de produção e processamento dos produtos.
Dessa forma, o êxito da limpeza a seco depende da superfície que será higienizada, dos alimentos e das características do local. Com isso, deve ser elaborado e validado um plano de higienização específico para cada situação.
Saiba tudo neste conteúdo sobre esse serviço de limpeza a seco na indústria de alimentos e qual a sua importância. Boa leitura!
Qual a importância da limpeza a seco indústria de alimentos?
Realizar a limpeza a seco na indústria de alimentos é extremamente importante, pois a umidificação do alimento, que ocorre devido ao contato com a água, pode alterar suas propriedades. Com isso, esse tipo de higienização se refere à limpeza em que não são usadas soluções aquosas com detergentes, suspensões ou vapor.
As técnicas de limpeza a seco dificilmente vão eliminar todos os vestígios do produto. No entanto, ajudam na redução do processo de deterioração do produto seco, por meio da redução dos micro-organismos presentes nos resíduos.
Aliás, em equipamentos de processamento de alimentos secos, a higienização pode ser feita se:
- Os alimentos secos que permanecem nos equipamentos após a limpeza não apresentam risco de degradação da qualidade ou não causam contaminação cruzada ao produto seco que será produzido posteriormente;
- Os alimentos secos que estão nos equipamentos não apresentam riscos de crescimento microbiano devido às condições de umidade e temperatura;
- Os alimentos secos não são higroscópicos ou pegajosos.
Como funciona a limpeza a seco na indústria de alimentos?
A limpeza a seco aplicada por uma empresa de facilities em toda cadeia produtora de alimentos é considerada como uma prática apropriada à alimentação, que garante o cuidado com a saúde do consumidor final.
Quando falamos em indústria, são utilizadas as Normas Internacionais de Segurança dos Alimentos como um norte. Elas foram estabelecidas pela Comissão do Codex Alimentarius, fórum internacional de normalização de alimentos estabelecido pela Organização das Nações Unidas e pela Organização Mundial de Saúde.
A comissão define a limpeza dos alimentos como sendo todas as condições necessárias para garantir a segurança dos alimentos em todas as fases da cadeia alimentar, eliminando os resíduos físico-químicos e com controle de micro-organismos.
Vale ressaltar que a higienização de um ambiente é composta pelo processo de limpeza seguida da desinfecção das superfícies.
Portanto, a limpeza a seco visa a eliminação de restos de alimentos e outras sujidades que permanecem sobre os espaços. Já a desinfecção a seco serve para destruir ou remover os micro-organismos até alcançar níveis seguros.
É importante dizer que a presença de água pode afetar a qualidade dos produtos em uma linha de produção de alimentos secos. Além de que o aparecimento de umidade nas superfícies pode criar condições para o desenvolvimento de bactérias. Por isso, manter o ambiente de produção livre de umidade é fundamental.
Em seguida, veja uma tabela descritiva de como funcionam os métodos de limpeza e desinfecção a seco e suas vantagens.

Em quais situações a limpeza a seco é recomendada na indústria de alimentos?
A limpeza a seco é recomendada apenas para indústrias de alimentos que beneficiam ou produzem alimentos de baixa atividade de água, os quais podem absorver umidade do equipamento. Afinal, a maioria dos registros de surtos alimentares envolvendo produtos secos evidenciam a necessidade do controle de umidade e a realização de desinfecção adequada no ambiente de produção.
Além disso, as ferramentas e equipamentos usados pela empresa de limpeza industrial devem ser separadas por áreas, com um sistema de identificação, a fim de evitar contaminação cruzada entre setores e produtos. Todos os utensílios usados na higienização também devem ser limpos, desinfectados e armazenados em local apropriado.
Por fim, é fundamental que a empresa terceirizada que realize a limpeza a seco opte por técnicas de higienização de equipamentos e instalações que tenham baixa umidade. A eficiência desta limpeza é realizada pela validação, verificação e monitoramento constante dos resultados alcançados.
Limpeza a seco na indústria de alimentos é com o Grupo Side
Para você que está procurando por uma empresa de limpeza e conservação especializada e consolidada no mercado, esperando ter o melhor resultado de uma limpeza a seco na indústria de alimentos, conte com o Grupo Side.
Desde 1992 no mercado, o Grupo Side oferece projetos na prestação de multisserviços e terceirização de mão de obra, com profissionais capacitados e em constante evolução tecnológica de processos.
Para cada segmento que atendemos (indústria, fábricas, laboratórios, condomínios empresariais, centros de distribuição, escritórios, entre outros), oferecemos serviços específicos, como a limpeza a seco.
Nossa equipe de profissionais é treinada de acordo com as suas necessidades, para oferecer um atendimento totalmente personalizado e atender as exigências do seu segmento de atuação.
Entre em contato conosco para saber quanto custa um contrato de limpeza a seco na indústria de alimentos.