5 de setembro de 2024

Limpeza para escritórios comerciais: 7 dicas das empresas de facilities

Colaboradores de uma empresa de facilities realizando uma limpeza para escritórios comerciais em um ambiente corporativo.

A limpeza para escritórios comerciais não é uma tarefa simples. É necessário conhecer técnicas específicas e formalizar corretamente os procedimentos, visando ganhos de produtividade e qualidade nos processos. 

Uma vez que a organização e higiene do espaço não apenas refletem a imagem da organização, mas também influenciam diretamente o bem-estar dos colaboradores e a eficiência das operações. 

Com a rotina agitada dos escritórios, muitos negócios recorrem aos serviços especializados de facilities para garantir uma limpeza de alto padrão. 

Neste artigo do Grupo Side, vamos reunir as principais dicas das empresas especializadas para que seu escritório esteja sempre impecável, a fim de promover um ambiente que inspira e acolhe. Leia mais a seguir! 

Como fazer a limpeza de escritórios comerciais?

Existe um velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”. E isso não é diferente quando se trata da limpeza de seu escritório comercial. 

Um ambiente corporativo organizado e higienizado serve como cartão de visitas, com isso, pode ser que você não tenha uma segunda oportunidade de causar uma boa impressão.

Por isso, é fundamental dar a devida atenção à limpeza empresarial, mas como alcançar os melhores resultados sem desviar o foco do que realmente importa para o seu negócio? 

Fique de olho nessas dicas para entender como fazer isso.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que manter um ambiente limpo vai muito além de apenas limpar pisos e superfícies. 

Trata-se de um espaço bem cuidado, que transmite conforto, saúde e bem-estar, além de garantir uma boa aparência.

Realize inspeções regulares no escritório

Fazer inspeções frequentes no ambiente de trabalho deve ajudar a garantir a limpeza, além manter padrões elevados de higiene. 

Essas checagens periódicas também facilitam a identificação de problemas, como o aparecimento de mofo, antes que eles se agravem.

Incentive uma cultura de escritório limpo

Integrar a limpeza do escritório à cultura da empresa é uma estratégia eficaz para preservar um local organizado e saudável. 

Abaixo, separamos 5 sugestões para ajudar a fomentar uma cultura de ambiente limpo:

  • Eduque os colaboradores sobre a importância de um espaço de trabalho arrumado;
  • Informe os novos funcionários de que manter a ordem é parte de suas responsabilidades;
  • Promova a limpeza ao oferecer recompensas para o profissional com a mesa mais arrumada;
  • Estabeleça uma política clara em relação à bagunça pessoal, como a exigência de que cada um lave seus próprios utensílios no final do expediente;
  • Dedique um tempo no final do dia para a organização, por exemplo, 10 minutos para que os colaboradores arrumem suas áreas de trabalho.

Forneça materiais de limpeza de maneira acessível

De fato, os funcionários se sentem mais motivados a manterem seus espaços limpos e em ordem, se a empresa garantir que produtos de limpeza estejam facilmente disponíveis. 

É ideal que cada membro da equipe tenha itens de limpeza simples, como lenços antibacterianos e limpadores de tela, em sua própria mesa. 

O mais correto é que todos os produtos do escritório sejam guardados em um local centralizado, para que todos saibam onde encontrá-los. 

Compre produtos de limpeza de qualidade

Sempre verifique a qualidade dos materiais de limpeza disponíveis, assim como se são apropriados para cada tipo de tarefa. Um produto inadequado para móveis pode danificar um piso impecável. E, acredite, isso acontece com frequência. 

Por isso, é essencial prestar atenção não apenas na validade e qualidade, mas também na classificação dos produtos.

Utilizar os equipamentos corretos para cada atividade é igualmente necessário. Além de economizar o tempo dos colaboradores, isso assegura um desempenho superior.

Lembre-se que, quando falamos de materiais de qualidade, isso não significa necessariamente os mais caros do mercado, mas sim aqueles que atendem às suas necessidades específicas. Evitar o desperdício é primordial.

Uma dica valiosa sobre produtos de limpeza é o cuidado com os odores. Prefira aqueles com fragrâncias neutras e suaves. Materiais com cheiros fortes podem causar desconforto e até irritação em pessoas alérgicas.

Busque uma empresa especializada em serviços gerais, que possui expertise no manuseio de produtos, nos métodos de armazenamento e conheça os melhores materiais para atender às suas necessidades específicas.

Crie uma lista de verificação para a limpeza do escritório

Elaborar um cronograma para a limpeza do escritório pode ajudar a proporcionar que o ambiente permaneça organizado e seguro. 

A seguir, vamos relatar algumas tarefas de limpeza fundamentais que você deve incluir em sua lista de verificação:

  • Aspirar e lavar os pisos;
  • Limpar janelas e portas;
  • Desinfetar mesas, teclados, mouses, entre outros objetos;
  • Tirar o pó e polir rodapés, luminárias e outras superfícies;
  • Coletar o lixo dos espaços.

Esvazie as lixeiras diariamente

A maioria dos escritórios produz uma quantidade significativa de resíduos de papel. Sendo assim, é importante esvaziar as lixeiras gerais e específicas diariamente para manter o controle sobre os resíduos.

É de extrema importância esvaziar todas as lixeiras que contêm restos de alimentos, como as da cozinha, pois podem exalar odores desagradáveis se deixadas durante a noite. 

Um escritório com cheiro de lixo não causará uma boa impressão nos clientes.

Contrate serviços de limpeza profissional

Contratar uma empresa especializada é uma maneira eficaz de assegurar que seu escritório se mantenha organizado. 

Procure um negócio focado em limpeza de escritórios e agende visitas regulares ao seu local de trabalho, seja diariamente ou semanalmente.

Tal organização também pode oferecer dicas sobre como manter os locais entre as limpezas profissionais. 

Delegar a limpeza do escritório a profissionais é um excelente investimento, pois libera mais tempo para que você se concentre nas atividades principais do seu negócio.

Importância de manter o escritório sempre limpo e organizado

Agora que você já sabe como realizar uma limpeza estratégica para escritório comercial, é importante destacar que ela é fundamental para otimizar e agilizar o processo, permitindo que o espaço permaneça limpo, mesmo quando o tempo é curto. 

Esse processo é essencial para o bem-estar dos colaboradores. Manter o ambiente adequadamente higienizado de forma regular ajuda a prevenir:

Importância de manter o escritório sempre limpo e organizado
Agora que você já sabe como realizar uma limpeza estratégica para escritório comercial, é importante destacar que ela é fundamental para otimizar e agilizar o processo, permitindo que o espaço permaneça limpo, mesmo quando o tempo é curto. 
Esse processo é essencial para o bem-estar dos colaboradores. Manter o ambiente adequadamente higienizado de forma regular ajuda a prevenir:
A propagação de doenças no local de trabalho;
O surgimento de alergias, especialmente respiratórias;
A deterioração de equipamentos e materiais;
Acidentes de trabalho;
O acúmulo de sujeira;
A presença de bactérias e outros microrganismos.

Portanto, a limpeza é importante para assegurar a segurança e o conforto dos funcionários, além de melhorar a imagem da empresa. 

Aliás, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece normas em relação à medicina e segurança do trabalho. 

De acordo com a CLT, o empregador tem a responsabilidade de propiciar um ambiente limpo e adequado para a permanência dos colaboradores, sem comprometer a saúde deles. 

A desorganização e a sujeira, por exemplo, são fatores que dificultam a manutenção dessa segurança e bem-estar.

Leia mais sobre:

Administração terceirizada 

Quais são os benefícios em ter um serviço especializado de limpeza para escritórios comerciais?

A verdade é que clientes e visitantes se sentirão bem recebidos e satisfeitos ao encontrarem tapetes impecáveis e assentos confortáveis na área de recepção, um banheiro desinfetado e abastecido com produtos de higiene de qualidade.

Deste modo, a empresa também se sentirá segura ao realizar reuniões com visitantes em uma sala de conferências com ar fresco e uma limpeza impecável.

Essas ações simples ajudam a quebrar o gelo, mesmo com os clientes mais exigentes. Funcionários que trabalham em um ambiente de escritório limpo e saudável tendem a ter menos ausências e a serem mais produtivos.

Contratar uma empresa especializada em limpeza e conservação empresarial de alta qualidade permite que você foque na gestão do seu negócio, em vez de se preocupar com a limpeza diária das suas instalações.

Procurando por uma empresa especializada em limpeza para escritórios comerciais? Conheça o Grupo Side! 

Apesar de oferecer diversas vantagens, a terceirização de serviços de limpeza é uma atividade que demanda muitos recursos e especialização por parte da organização terceirizada.

Por isso, na hora de contratar uma prestadora de serviços terceirizados é preciso contar com um negócio reconhecido no mercado e experiente, como o Grupo Side.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado de serviços terceirizados, como o suporte administrativo, além de nos tornarmos uma referência para o segmento, acumulamos experiência, tradição e, o mais importante, o reconhecimento de nossos clientes, parceiros e colaboradores.

Contando com uma equipe altamente qualificada e continuamente atualizada nas últimas tecnologias de processos, nosso objetivo é sempre exceder as expectativas dos nossos clientes. 

Deste modo, eles podem concentrar-se nas atividades do seu negócio, resultando em redução de custos, aumento de produtividade e acesso às melhores soluções do mercado de serviços.

Converse com um de nossos consultores: